quarta-feira, 18 de junho de 2008

Salvé ASAE!

Por estas e por outras é que a ASAE foi um das melhores invenções recentes deste país:


Um estudo da Pro Teste, revista da Deco, realizado à carne de borrego à venda em superfícies comerciais na Grande Lisboa e no Grande Porto, revelou problemas de higiene e conservação.

A Deco entende, por isso, que a situação apurada exige uma intervenção urgente da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Num total de 17 amostras de perna de borrego compradas pelos técnicos da Pro Teste, 11 foram adquiridas a granel em talhos e seis em hipermercados já embaladas.

O médico veterinário que analisou as peças de carne chumbou nove delas, o que representa 53%, umas por falhas de higiene outras por falhas na conservação.

No Porto, no Talho Torre, a perna de borrego comprada foi mesmo eliminada porque apresentava uma cor esverdeada, cheirava mal e tinha fraca consistência, o que os técnicos explicaram como estando em «estado de putrefacção».

As amostras de carne recolhidas no Feira Nova e Intermarché, pré-embaladas, revelavam também falta de higiene, tendo sido detectadas «percentagens elevadas de Enterobacteriaceae», uma «negligência inadmissível», salientam os técnicos que acrescentam que, no entanto, a carne ao cozinhar-se é exposta a elevadas temperaturas que permitem eliminar estes microorganismos.

A carne comprada nos Talhos Boavista, no Porto, também foi alvo das denúncias feitas pelos técnicos da Pro Teste, por falta de higiene.

Quanto à análise às bactérias patogénicas, foi encontrada a presença de Listeria monocytogenes nas peças de carne, pré-embaladas, compradas no Modelo e Jumbo e nas peças adquiridas a granel no Talho Torre. A associação revela ainda que, embora tenha sido detectada a presença da bactéria esta terá sido em quantidades mínimas, pelo que não representa ameaça à saúde.

Das 11 peças de carne compradas pelos técnicos, apenas três apresentavam uma «higiene irrepreensível», as adquiridas no El Corte Inglês, em Lisboa, nos talhos Gonçalves Bateria e Costa, no Porto, bem como nas Carnes Sá da Bandeira, em Vila Nova de Gaia.

In: Fábrica de Conteúdos Online - 18.06.08