Relativamente aos resultados da Eurosondagem já muito se falou nos média e na blogosfera. No entanto, e não obstante da empresa acima citada ser uma das poucas com credibilidade em matéria de sondagens, a minha opinião é que não devemos levar estes números em conta. A não ser que sejamos um dos candidatos, obviamente. ;)
E isto porquê?
Porque muita gente ao analisar estes resultados esquece-se (ou talvez não) de que embora saia destas eleições o candidato do PSD às legislativas de 2009, estas eleições são para se eleger um novo líder partidário e não um primeiro-ministro, logo a população amostral deveria ser os militantes do PSD e não o eleitor comum. Dai não comentar os resultados, pois na minha opinião parece-me haver logo aqui um grande enviezamento dos resultados. E mais não posso dizer pois não tive acesso ao estudo original, e os enviezamentos podem não acabar aqui. Diz-nos a prática que os métodos extensivos de inquérito (neste caso, entrevista telefónica) são mais baratos e práticos, mas contêm inúmeros enviezamentos. Com um inquérito directo aos militantes do PSD com as quotas em dia, aí sim, tínhamos resultados fidedignos.
Este é, para mim, um daqueles exemplos típicos que nos levam a dizer: As sondagens valem o que valem.
E isto porquê?
Porque muita gente ao analisar estes resultados esquece-se (ou talvez não) de que embora saia destas eleições o candidato do PSD às legislativas de 2009, estas eleições são para se eleger um novo líder partidário e não um primeiro-ministro, logo a população amostral deveria ser os militantes do PSD e não o eleitor comum. Dai não comentar os resultados, pois na minha opinião parece-me haver logo aqui um grande enviezamento dos resultados. E mais não posso dizer pois não tive acesso ao estudo original, e os enviezamentos podem não acabar aqui. Diz-nos a prática que os métodos extensivos de inquérito (neste caso, entrevista telefónica) são mais baratos e práticos, mas contêm inúmeros enviezamentos. Com um inquérito directo aos militantes do PSD com as quotas em dia, aí sim, tínhamos resultados fidedignos.
Este é, para mim, um daqueles exemplos típicos que nos levam a dizer: As sondagens valem o que valem.