sábado, 10 de maio de 2008

No estúdio com...

O meu dia de hoje (sexta) foi todo dedicado a uma acção de formação em Media Training. Embora o curso (usualmente dirigido a assessores de imprensa, CEO´S, Quadros Empresariais) estivesse agendado há já algum tempo, não estava nada à espera de acabar o dia sendo entrevistado pela Maria Elisa (RTP) num estúdio de televisão...e com câmaras a gravar.

A parte da manhã, decorreu no Hotel Diplomático onde a formadora Luísa Godinho (jornalista da Visão) leccionou sobre se as entrevistas com os média eram um problema ou uma oportunidade, o que é que faz uma notícia, quem é a audiência, porque é que algumas reportagens são publicadas e outras não, passando pelas técnicas de entrevista, e finalizando na entrevista telefónica e de rádio.

Durante toda a tarde eu e os meus colegas (assessores do Banco Popular, Renault, INEM, GlaxoSmithKline, Portugal Protocolo e até da mítica Tupperware) tivemos o prazer e o privilégio de desfrutar dos ensinamentos de Maria Elisa, que de resto dispensa apresentações. Ai insidiou-se na entrevista televisiva em estúdio. Como tal, a tarde foi passada no estúdio da Astrolábio (onde actualmente se produz os Contemporâneos da RTP) e onde aprendemos os erros mais comuns, compreender o meio televisivo e as suas limitações, exercícios de relaxamento, o que vestir, expressões faciais, respiração e projecção de voz etc...

Na parte final coube-me a mim a árdua tarefa de ser o primeiro a sentar-me na mesa de entrevista, com os holofotes a baterem-me nos olhos e ser de forma séria, entrevistado sobre a minha opinião/visão relativa à assessoria politica e ao papel dos Média vs. Políticos.

No fim, o vídeo foi visualizado por todos, e foram escrutinados os pontos fortes e fracos da minha prestação.

Assim que receber o DVD da produtora, se tiver coragem coloco o vídeo aqui no blogue.